Aprendi com um
professor muito querido, a quem admiro muito, prof. Paulo Sergio Negri, que o
docente deve entender e estar vestido dos conceitos de assertividade,
resignação e resiliência. Como de costume, procurei as definições e etimologias
de cada palavra e li um pouco (bem menos do que gostaria...) a respeito do
assunto. Claro, trouxe esses conceitos para dentro da avalição formativa, que
para mim é parte essencial da atividade cotidiana docente e que pode acontecer
de diversas maneiras diferentes.
Durante as minhas
buscas e pesquisas, achei um filme muito bacana... O filme não descreve
exatamente a avaliação formativa, mas fala da relação de interesse, preocupação
e respeito de um docente com os seus alunos. Recomendo a todos que assistam ao
filme, no qual é possível identificar os conceitos de assertividade, resignação
e resiliência. E proponho que extrapolem a realidade apresentada naquele
roteiro para outros cenários relacionados à docência, que reflitam sobre o papel
do docente em diferentes perspectivas, que repensem a importância do vínculo saudável
docente-aluno para construção crescente do processo ensino-aprendizagem. E,
claro, gostaria que pensassem nisso em relação aos aspectos da avaliação
formativa, independentemente dos instrumentos de avaliação.
"Mr Holland - Adorável Professor"
http://obviousmag.org/filosofias_de_vida/2017/o-personagem-gleen-holland-no-filme-mr-holland--adoravel-professor.html
Conheço e adoro este filme. Ótima sugestão.
ResponderExcluir