sábado, 11 de fevereiro de 2017

Assertividade, resignação e resiliência: carros-chefe do processo ensino-aprendizagem






Aprendi com um professor muito querido, a quem admiro muito, prof. Paulo Sergio Negri, que o docente deve entender e estar vestido dos conceitos de assertividade, resignação e resiliência. Como de costume, procurei as definições e etimologias de cada palavra e li um pouco (bem menos do que gostaria...) a respeito do assunto. Claro, trouxe esses conceitos para dentro da avalição formativa, que para mim é parte essencial da atividade cotidiana docente e que pode acontecer de diversas maneiras diferentes.

Durante as minhas buscas e pesquisas, achei um filme muito bacana... O filme não descreve exatamente a avaliação formativa, mas fala da relação de interesse, preocupação e respeito de um docente com os seus alunos. Recomendo a todos que assistam ao filme, no qual é possível identificar os conceitos de assertividade, resignação e resiliência. E proponho que extrapolem a realidade apresentada naquele roteiro para outros cenários relacionados à docência, que reflitam sobre o papel do docente em diferentes perspectivas, que repensem a importância do vínculo saudável docente-aluno para construção crescente do processo ensino-aprendizagem. E, claro, gostaria que pensassem nisso em relação aos aspectos da avaliação formativa, independentemente dos instrumentos de avaliação. 

"Mr Holland - Adorável Professor"
http://obviousmag.org/filosofias_de_vida/2017/o-personagem-gleen-holland-no-filme-mr-holland--adoravel-professor.html

Um comentário: